CAC é preso por porte ilegal de arma de fogo no Norte Pioneiro; entenda o motivo da prisão.

CAC é preso por porte ilegal de arma de fogo no Norte Pioneiro; entenda o motivo da prisão.

Nesta segunda-feira (18/07/2022), um Caçador, Atirador ou Colecionador (CAC) de arma de fogo, foi preso pela POLICIA MILITAR DO PARANA em Wenceslau Braz, no norte píoneiro do estado.

Segundo a PM, apesar do homem ter apresentado registro do armamento, a situação era ilegal por não estar em deslocamento para treinamento ou competição. Com isso, ele foi acusado do crime de Porte Ilegal de Arma de Fogo e munições.

O caso aconteceu após reiteradas denúncias relatando que um veículo com as características do abordado ainda o denunciante passou marca modelo e cor do veículo que após isso agentes da inteligência da PMPR passou a acompanhar o caso e logrou êxito em abordar o referido veículo juntamente com a Radio Patrulha. Os policiais abordaram um Honda Civic de cor Branca e em Busca pessoal nada de Ilicito foi localizado.

Indagado o condutor o mesmo afirmou que portava uma arma no interior do veículo e alegou ter registro como CAC. Ele apresentou a Guia de Tráfego e o Certificado do Registro de Arma de Fogo. Apos conferência da documentação os policiais militares constataram  que a Guia de trânsito encontrava -se vencida desde março de 2022.

No entanto, a legislação determina que: os colecionadores, os atiradores e os caçadores poderão portar uma arma de fogo curta municiada, alimentada e carregada, sempre que estiverem em deslocamento para treinamento ou participação em competições, por meio da apresentação de documentação válida.

Ao fazer a verificação, a equipe encontrou um Revólver Taurus 2 Polegadas municiado, pronto para o uso. O abordado tentou alegar que estava portando uma arma de fogo pois estaria sendo ameaçado e tal arma seria para se defender.

Embora portador de Guia de Tráfego para levar a arma e munições até os locais de treino e de competição, foi abordado em situação diversa, sendo que a referida guia consta inativa tendo em vista que estava vencida.

Diante disso, constatou-se, a princípio, a consumação do crime de porte ilegal de arma de fogo, motivo pelo qual a equipe conduziu o indivíduo, assim como a arma e munições, para a Delegacia de Polícia Civil Wenceslau Braz para os procedimentos cabíveis.